Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contrapontos entre o ensino de artes visuais e o currículo sob uma perspectiva decolonial

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português

10.30681/reps.v13i3.6423

ISSN

2236-3165

Autores

Amanda Mamede,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho versa sobre resultados da análise de conteúdo em recortes selecionados do Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande-MS, a partir de uma abordagem qualitativa e busca problematizar as questões contrastantes entre o ensino de artes visuais na educação básica sob um viés decolonial e as orientações e diretrizes curriculares que o Referencial apresenta. Tais questões são ancoradas, sobretudo, na relação hierárquica entre os referenciais europeus e estadunidenses, que são privilegiados, em detrimento dos latino-americanos, bem como na concepção do ensino de arte como disciplina de História da Arte. A discussão e a ampliação destas questões viabilizam a compreensão de qual concepção de arte e de ensino de arte está inscrita no documento e, portanto, reflete nos processos de ensino-aprendizagem. Neste cenário, considera-se que algumas ausências corporificadas no documento produzem, simultaneamente e de modo bastante complexo, um limitante do potencial de transformação da arte, na perspectiva da arte/educação e do ensino de arte de viés decolonial; e uma maior responsabilização e margem de agência docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX