Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PRINCÍPIOS DA ÓPTICA GEOMÉTRICA UTILIZANDO O CASO DO TERRAPLANISMO

2023; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n8-054

ISSN

2764-7757

Autores

Jardel Francisco Bonfim Chagas, Mariana Santana Santos Pereira Da Costa, Magali Elineia De Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo desse trabalho foi relatar como ocorreu a aplicação de uma sequência didática para o ensino de Óptica utilizando o caso do Terraplanismo aplicada a alunos do 2º Ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Eletrotécnica do IFRN durante as aulas de Física. O Terraplanismo é uma ideia que tem sido bastante divulgada nas mídias sociais. Durante o período da Pandemia do Covid-19, alunos que estavam isolados dentro de casa tinham acesso a informações por meio dos veículos de comunicação, como a TV, e também por meio da internet. Foi nesse período que notícias falsas, chamadas de fake news, aliadas a movimentos como o anti vacina e o terraplanismo ganharam grande notoriedade na sociedade. A escola como instituição formadora de cidadãos, juntamente com os professores de Ciências, precisou estar presente, buscando trabalhar junto aos alunos o chamado letramento científico. O IFRN não aderiu ao PNLD no triênio 2019, 2020 e 2021 e foi preciso elaborar um material didático para o ensino de Óptica. Baseado conceito de sequência didática onde um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecido, foi elaborada e aplicado uma sequência didática composta por seis momentos distintos durante os meses de maio e junho de 2022. As discussões foram iniciadas com uma introdução ao estudo da óptica geométrica. Com atividades práticas e exercícios de fixação, os tópicos foram desenvolvidos nos primeiros momentos de aplicação. Com a utilização de trechos de reportagens, vídeos retirados do YouTube discutindo sobre o Terraplanismo em um momento posterior e, utilizando o relato da experiência de Eratóstenes, que mediu o raio da Terra ainda no século III a. C. apresentamos e debatemos acerca da impossibilidade de tais ideias acerca da Terra plana. Ao final da sequência didática aplicamos uma avaliação contendo 10 questões, sendo oito objetivas e duas subjetivas. Os resultados mostraram que 97% dos alunos obtiveram notas acima da média esperamos que esse material possa ser utilizado por outros professores que buscam sempre uma alternativa ao problema da falta do livro didático, contribuindo assim para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física.

Referência(s)
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