Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/redoc.2023.72404

ISSN

2594-9004

Autores

Sonaira de Araújo Moura, Luiz Eduardo Guedes, Bento Duarte da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho (Portugal), cujo projeto de pesquisa tinha por objetivo principal compreender o cenário de integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação dos povos indígenas do Brasil e o contexto desta integração no caso específico do povo Ashaninka do rio Amônia. Neste texto apresentamos uma parte da pesquisa, a que diz respeito à análise do website do povo Ashaninka como um etno-espaço que possibilita a tessitura de saberes no ciberespaço para a interculturalidade. Porém, antes dessa análise, para contextualizarmos a temática, faremos uma breve incursão sobre as políticas de inclusão digital dos povos indígenas e o protagonismo indígena no uso da internet. Partindo depois para a abordagem do website do povo Ashaninka, fazemos a análise do seu conteúdo e do design gráfico da interface recorrendo a critérios de usabilidade recomendados pela literatura do webdesign. Os resultados apontam que a comunidade indígena vem introduzindo as TIC como uma janela para o mundo intercultural, possibilitando construir saberes entre não indígenas e o povo Ashaninka, visando romper com estereótipos e preconceitos que estigmatizam as populações indígenas, a partir da divulgação da sua cultura, espiritualidade, artes e tradições.

Referência(s)
Altmetric
PlumX