
O CINEMA E A FAVELA: A FIGURA DA MULHER NEGRA PERIFÉRICA NO FILME “ANTÔNIA”
2022; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.59488/read.v2i3.56340
ISSN2764-7854
AutoresGabrielly Sabóia Gonçalo de Araújo,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA presente pesquisa pretende realizar uma análise das representações cinematográficas femininas, especificamente as das mulheres negras periféricas, apresentadas no filme “Antônia” (2006). Iremos analisar até que ponto a narrativa apresentada pela obra é capaz de retratar a realidade cotidiana, além de apontarmos os aspectos presentes no filme que atuam como perpetuadores de estereótipos cinematográficos construídos sobre a figura da mulher negra periférica, além de apontarmos a possibilidade de mobilizar o cinema como meio para o processo de reconstrução identitária das mulheres negras. Também buscamos relacionar tal cenário com a influência do Estado no que se refere a maneira como alguns sujeitos são governados, subalternizados e explorados pelo capitalismo. Neste caso, as mulheres negras figuram enquanto elemento capaz de ilustrar como a governança sociocultural, e o cinema enquanto seu “auxiliar”, atua a fim de manipular a população em direção aos estereótipos estabelecidos sobre essas mulheres.
Referência(s)