Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O CINEMA E A FAVELA: A FIGURA DA MULHER NEGRA PERIFÉRICA NO FILME “ANTÔNIA”

2022; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.59488/read.v2i3.56340

ISSN

2764-7854

Autores

Gabrielly Sabóia Gonçalo de Araújo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A presente pesquisa pretende realizar uma análise das representações cinematográficas femininas, especificamente as das mulheres negras periféricas, apresentadas no filme “Antônia” (2006). Iremos analisar até que ponto a narrativa apresentada pela obra é capaz de retratar a realidade cotidiana, além de apontarmos os aspectos presentes no filme que atuam como perpetuadores de estereótipos cinematográficos construídos sobre a figura da mulher negra periférica, além de apontarmos a possibilidade de mobilizar o cinema como meio para o processo de reconstrução identitária das mulheres negras. Também buscamos relacionar tal cenário com a influência do Estado no que se refere a maneira como alguns sujeitos são governados, subalternizados e explorados pelo capitalismo. Neste caso, as mulheres negras figuram enquanto elemento capaz de ilustrar como a governança sociocultural, e o cinema enquanto seu “auxiliar”, atua a fim de manipular a população em direção aos estereótipos estabelecidos sobre essas mulheres.

Referência(s)