Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comunicação, alteridade e ecossistema digital: análise de conteúdo e conversações sobre Fórmula 1 no Twitter

2022; Volume: 11; Linguagem: Português

10.59237/multipli.v11i.532

ISSN

2179-8753

Autores

Marcelo Pereira da Silva, Bianca De Carvalho Velloso,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Ancorados em um arcabouço teórico que abrange estudos da comunicação e das redes sociais digitais, este artigo objetiva investigar, por meio da análise de conteúdo, postagens discursivas no Twitter de comunidades e/ou perfis de torcedores e entusiastas de automobilismo, com ênfase em fãs de Fórmula 1, considerando conversações sobre resultados e desempenho de equipes e interações acerca do tema “Fórmula 1”. Inferimos que essas interatividades se configuram em um cenário de polêmica, uma vez que os usuários são motivados pela paixão esportiva e, muitas vezes, perdem a noção da convivência, da tolerância e do respeito à face do outro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX