Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O programa residência pedagógica em espanhol: construindo saberes

2023; Volume: 6; Linguagem: Português

10.21166/metapre.v6i.3981

ISSN

2674-9009

Autores

Edilene Rodrigues Barbosa, José Rosamilton de Lima,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho relata-se como está ocorrendo o Programa Residência Pedagógica em espanhol em uma escola do RN. O subprojeto de espanhol é uma política pública que valoriza a pluralidade cultural e linguística. Apresenta-se como metodologia atividades elaboradas e executadas pelos residentes, caracterizando-se como uma pesquisa-ação de natureza descritivo-interpretativa de abordagem qualitativa. Se discute o ensino de espanhol na escola pública, mencionando a luta para a sua implementação no currículo escolar brasileiro. Relata-se algumas atividades trabalhadas em sala de aula, tecendo comentários a respeito de sua execução. Constata-se que a presença do PRP na referida escola tem contribuído para a ampliação de metodologias e elaboração de materiais didáticos que viabilizam atividades mais atrativas e dinâmicas. Também, demonstra-se a retomada do governo federal de políticas públicas voltadas para a educação, fortalecendo o ensino público nas universidades, institutos de ensino e nas escolas.

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