Depressão na Mídia: uma análise discursiva
2023; Linguagem: Português
10.61202/2595-9328.7cipcihs0021
ISSN2595-9328
AutoresIsabele Amâncio Souza, Fernanda Luzia Lunkes,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoA presente pesquisa de iniciação científica, desenvolvida na UFSB/CJA, com apoio da FAPESB, tem como objetivo geral situar alguns dos processos de produção de sentidos sobre depressão pela/na mídia. Para tanto, parte dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso de base materialista (PÊCHEUX, 1969; ORLANDI, 1998), que além de considerar a opacidade da linguagem e do sujeito, assume como tomada de posição a perspectiva de que em todo dizer há um gesto de interpretação do sujeito. Para realizar a pesquisa, que teve como foco os títulos de matérias jornalísticas, foram feitas buscas nos portais UOL, Terra e R7 a partir de dois procedimentos: busca na barra de pesquisa constante no portal e por serviço de busca a partir do termo “depressão”. A análise dos títulos permitiu depreender dois eixos de significação, um de ordem quantitativa, marcado por estatísticas, e outro, qualitativa, a partir de termos que negativizam e indeterminam o quadro depressivo. Depreende-se uma tensa relação de forças entre os eixos, que funcionam por relações de aliança nas quais um atua no efeito de sustentação no/para o outro; funcionam ainda contraditoriamente, considerando a equivocidade produzida pelas relações estabelecidas: enquanto os números estatísticos delimitam e definem sujeitos e(m) seus quadros depressivos, os termos recortados no eixo qualitativo jogam com o indeterminado, com a instabilidade de sentidos em relação ao quadro depressivo.
Referência(s)