Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O controle da fruição literária na escola

2023; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 28; Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782023280077

ISSN

1809-449X

Autores

Ivanete Bernardino Soares,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

RESUMO O objetivo deste artigo é problematizar a ideia de que o gosto pela literatura seria uma mera habilidade a ser desenvolvida na escola, independentemente dos condicionamentos sociais dos alunos. Além de discutir o papel da leitura subjetiva da literatura, analisaremos sete habilidades inscritas na Base Nacional Comum Curricular que tratam especificamente da apreciação da literatura. Em termos metodológicos, valer-nos-emos das ferramentas da Análise do Discurso, por concebermos o documento como uma enunciação composta tanto de sua materialidade verbal, quanto da conjuntura ideológica que a tornou um acontecimento. Embora o documento apresente avanços em relação à educação literária praticada nas escolas, o estudo aponta para um tratamento tecnicista da fruição, informado como está por pressupostos neoliberais articulados às prescrições educacionais.

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