
PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: CATEGORIAS DE ANÁLISE E INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS (2016-2019)
2023; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Volume: 39; Linguagem: Português
10.21573/vol39n12023.112143
ISSN2447-4193
AutoresMarcelo Lima, Zilka Sulamita Teixeira, Renan dos Santos Sperandio, M. Silva,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoEste artigo analisou a produção acadêmica recente do período de 2016-2019 produzidos em reação a atual reforma do ensino médio (lei n. 13415/17). A partir do estudo de dois seguimentos de trabalhos composto por artigos e teses/dissertações operou-se a indicação das principais categorias de análise e palavras-chave e, posteriormente, utilizando indicadores bibliométricos realizou-se a classificação dos 18 trabalhos que tiveram maior impacto no meio acadêmico. Em síntese, os trabalhos indicaram criticamente as diversas implicações, limites e objetivos da reforma sem perder de vista seu contexto político, econômico e ideológico mais amplo que lhe deram origem.
Referência(s)