
A CIÊNCIA E O SENSO COMUM A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE PORTO NACIONAL – TO
2023; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Linguagem: Português
10.20873/pibid2023_6
ISSN2359-3652
AutoresHugo Rivas de Oliveira, Caroline Camara Araujo Santos Barbosa, Daniela Bandeira Dos Santos, Fernanda Lemos Fontoura, Lucimara Monteiro Dos Santos, Kellen Lagares Ferreira Silva, Carla Simone Seibert,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoAtualmente vivenciamos um período de disseminação do conhecimento facilitado pelas redes sociais, contudo, ainda há dificuldade no entendimento do conhecimento construído com base nas evidências científicas e aquele do senso comum. Portanto, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar se existem diferenças na concepção dos estudantes secundaristas da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO, sobre o que é o conhecimento científico e do senso comum. A coleta de dados foi composta por uma amostra de 40 estudantes e ocorreu com a aplicação de um questionário virtual. Percebeu-se que os secundaristas sabem diferenciar o conhecimento científico do senso comum, mas compreendem a ciência como conhecimento superior. Foi evidenciado que os estudantes secundaristas não atribuem grande confiança em informações oriundas das redes sociais, dando mais ênfase às fontes confiáveis para acessar o saber científico, e reconheceram a escola como espaço de obtenção de conhecimento.
Referência(s)