Artigo Acesso aberto

Práticas de promoção e educação em saúde mental para crianças do ensino primário

2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34119/bjhrv6n4-275

ISSN

2595-6825

Autores

Thaís Azevedo dos Santos, Letícia Pinho Gomes, Érika Maria Neif, Marcos Vinicius Carrijo De Freitas, Mauro Afonso, Marcos Vítor Naves Carrijo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introdução: O Programa Saúde na Escola, se estrutura no modelo de Promoção da Saúde sendo direcionado aos estudantes de escolas públicas brasileiras através de parcerias estabelecidas entre escolas e Unidades Básicas de Saúde. As questões de saúde mental neste contexto, evocam o caminho da intersetorialidade, definido pela construção coletiva de práticas, troca de saberes e de interesse das partes para o enfrentamento e resolutividade de situações complexas, fortalecendo redes de corresponsabilidade e potencializando o compartilhamento de espaços e decisões articulados entre a escola e a Atenção Primária. Objetivo: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na programação e realização de ações extensionistas de cunho educativo em saúde mental com alunos de um Centro Municipal de Educação em um munícipio no interior do estado de Mato Grosso. Relato de experiência: A ação de educação em saúde foi realizada pelos acadêmicos do curso de enfermagem, utilizando o teatro como uma ferramenta lúdica para a prevenção ao bullying, racismo e promoção de saúde mental entre as crianças. O projeto demonstrou resultados positivos na sensibilização e no diálogo sobre o tema, incentivando a busca de ajuda quando necessário. Conclusão: conclui-se que abordagens como essa contribuem para uma sociedade mais sensibilizada e cuidadosa com a saúde mental.

Referência(s)