
Estudo da relação da nota de satisfação geral e resultados financeiros em empresas de telecomunicações
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34140/bjbv5n3-013
ISSN2596-1934
AutoresCaroline Sueza Cabelo Silva, Igor Gimenes Cesca,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA contabilidade é uma ciência aplicada, que interpreta a realidade e a registra de modo a fornecer informações úteis em tempo hábil. Para tanto, é necessário considerar os aspectos quantitativos e qualitativos que influenciam um negócio. Considerando isso, foi analisada a relação entre a percepção de valor dos clientes e os resultados financeiros das três empresas mais representativas do setor de Telecomunicações no Brasil, valendo-se de seus resultados financeiros publicados, bem como do registro de Reclamações e da Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida realizada pela ANATEL - Agência Nacional De Telecomunicações. No software Gretl v. 1.9.4, por meio do método de regressão linear por MQO - modelo de mínimos quadrados ordinários, foram gerados modelos a partir dos quais foi possível verificar que dentre as variáveis qualitativas analisadas, a “Nota de satisfação geral” exerce influência significativa sobre os indicadores financeiros selecionados, sobre a Receita Operacional Líquida – 55%, sobre o EBITIDA – 37%, e sobre o Caixa gerado nas operações – 41%.
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