Artigo Acesso aberto Produção Nacional

UMA DISCIPLINA ESCOLAR ESTADUAL DE TERRITORIALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO EM TERRITÓRIOS SEGREGADOS

2023; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.56083/rcv3n8-098

ISSN

2764-7757

Autores

Tiago da Silva Vieira, Roulien Moraes Barbosa, Anilton Salles Garcia,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A educação brasileira segue na busca por métodos eficientes e sustentáveis, meios que promovam o desenvolvimento integral do indivíduo nas diversas áreas do conhecimento e o prepare para exercer a cidadania e os conceitos éticos da sociedade. O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Educação (SEDU), possui diversos projetos que visam atender a esses objetivos, enquanto a Iniciativa privada dispõe de programas socioeducacionais que corroboram com as práticas educacionais relacionadas a esses tipos de projetos. Através da aplicação em um plano de gestão escolar das devidas premissas metodológicas de um programa da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, o PIPAT (Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território), e com o auxílio e apoio de um programa socioeducacional da FINDES (Federação das Indústrias do Espírito Santo), o projeto “Tampinha do Bem”, evidenciou-se que através da luz das hélices da inovação e da articulação de seus atores, podem-se atingir todos os objetivos propostos dos projetos das organizações envolvidas no processo educacional, o Estado, a Escola e a Indústria. por meio de Políticas Públicas articuladas e boas práticas pedagógicas.

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