Artigo Acesso aberto

OS ALUNOS DA ESCOLA HOJE

2023; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.46550/amormundi.v4i4.214

ISSN

2675-9152

Autores

Cláudia Ribeiro, Ângela Ap. de Assis Polizello, Agnólia Pereira de Almeida, Monique Bolonha das Neves Meroto, Silvana Maria Aparecida Viana Santos,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo: Estamos vivendo em um momento em que a leitura e a informação estão cada vez mais acessíveis e disponíveis devido à democratização proporcionada pela internet e pelas diversas redes sociais. Com um dispositivo nas mãos, podemos facilmente acessar textos, vídeos, podcasts, filmes e documentários sobre uma infinidade de temas, além de nos comunicarmos com pessoas de diferentes lugares. A geração Screenager nasce, cresce e desenvolve sua identidade nesse contexto contemporâneo de informação em massa. No entanto, é contraditório que alunos inseridos na era digital, com acesso fácil à informação, encontrem dificuldades dentro da estrutura escolar e nas atividades propostas lá. Diante dessas questões, o objetivo deste trabalho é compreender as características de personalidade da geração screenager por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de visualizar os desafios que esses alunos podem enfrentar no ambiente escolar, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores. Foi possível observar que algumas habilidades dos alunos podem dificultar as interações sociais e de aprendizagem dentro da escola, especialmente quando os professores se mantêm inflexíveis aos antigos métodos de ensino. Portanto, é necessário que haja uma maior flexibilidade, principalmente por parte dos docentes, a fim de promover o engajamento dos alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX