Três braços de rio: formação antirracista em escolas públicas de São Miguel Paulista
2022; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14212/veras.vol12.n1.ano2022.art532
ISSN2236-5729
AutoresErika Brasil Figueiredo, Joseli Magalhães Perezine, Leonardo Alves da Cunha Carvalho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste relato narra o entrelaçamento de iniciativas voltadas parao enfrentamento do racismo em instituições de educaçãobásica e tecnológica na zona leste do município de São Paulo,com foco na formação de professores e estudantes da redepública e na articulação territorial de pedagogias antirracistas.Num contexto de significativa presença da população negravitimizada por múltiplas formas de violência, as açõesdescritas são formas de intervenção envolvendo um projeto de extensão do campus avançado do Instituto Federal de São Paulo, o coletivo Leste Negra e unidades escolares engajadas nesse campo de ação curricular. O artigo se propõe a mostrar como os sujeitos envolvidos desenvolveram atividades específicas que, em determinado momento histórico, acabaram por confluir.
Referência(s)