Implicações do método cartográfico para a educação: a sala de aula como lugar de invenção
2022; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14212/veras.vol11.n2.ano2021.art503
ISSN2236-5729
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA cartografia, pensada por Gilles Deleuze e Félix Guattari, tem sido utilizada por diferentes campos do saber como um método de pesquisa que se desloca das etapas lineares e pré-concebidas para dar lugar aos processos, com todos as marcas de imprevisibilidade e transitoriedade que os atravessam. Nesse sentido, pode ser considerada uma espécie de antimétodo, já que um de seus princípios fundamentais é a disponibilidade aos encontros, sempre únicos e singulares e, nessa medida, não replicáveis. Aqui, a medição exata de variáveis ou a separação binária entre sujeito e objeto de pesquisa já não se sustentam, pois o fazer cartográfico só acontece no encontro entre campos de forças e paisagem, ou seja, em ato. No presente artigo, proponho que pensemos nas contribuições desse método para o campo da educação, tomando a escola como paisagem e os profissionais da educação e estudantes como agentes que fazem do ato educativo um lugar de invenção.
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