
Construção interdisciplinar do conceito de número irracional PI utilizando resíduos sólidos
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.8-067
ISSN1988-7833
AutoresAlessandra de Araújo Rodrigues, Mikael Martins de Souza, Tales Alves Júnior, Francisco das Chagas Mendes Dos Santos,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA matemática é uma ciência presente no nosso dia-a-dia, pois ela é utilizada cotidianamente em nossas vidas e sociedade. Pesquisas apontam uma enorme preocupação sobre problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem do conceito de número irracional que é ensinado no ensino fundamental. Analisando o conceito de números irracionais nos livros de Matemática do Programa Nacional do Livro Didático, observou-se a falta de dois requisitos determinados pela BNCC e pelas PCNs: a contextualização e a interdisciplinaridade. Além disso, o conceito do número irracional PI nos livros de matemática sofreu uma reformulação por volta do ano 2010, deixando de ser definido como os números que não são racionais para os números que são decimais aperiódicos. Por outro lado, no Brasil, os assuntos relacionados ao meio ambiente são somente lembrados de forma pontual, como na semana do meio ambiente e dia da Terra, e a abordagem nas escolas sobre as causas ambientais é feita de forma não-interdisciplinar. Com vistas a preencher a lacuna da falta de contextualização e interdisciplinaridade propõe-se nesse trabalho de pesquisa uma metodologia baseada na abordagem cognitivista cujo contexto é a problemática mundial do descarte inadequado dos resíduos sólidos e o problema de pesquisa é a aprendizagem do conceito de número irracional PI. Nossa metodologia foi dividida em sete etapas, que envolveram uma: dinâmica em grupo para a apresentação da equipe de pesquisadores, aplicação de aula expositiva sobre os 5 R’s da sustentabilidade; aplicação de questionários formulados pela equipe, com o objetivo de registrar a percepção dos discentes; construção de figuras poligonais regulares de 4 a 32 lados congruentes a partir do uso de materiais reciclados dos resíduos sólidos; Inscrição e circunscrição dos polígonos regulares em uma circunferência com base em material reciclado; aplicação do método de Arquimedes para estimar os valores de PI através das mensurações; determinação por aproximação para o valor do PI e discussão dessa aproximação do valor de PI para em consenso estabelecimento por determinação do valor de PI. Por fim, foi realizada uma atividade pedagógica usando objetos dos resíduos sólidos para mensuração de diâmetros para cálculo de áreas e volumes. O resultado mais significativo foi a sensibilização da diferença entre um número racional e irracional e sua importância no conceito do contínuo para a compreensão do conjunto dos números reais.
Referência(s)