Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Originais Netflix

2023; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15448/1980-3729.2023.1.42989

ISSN

1980-3729

Autores

Leonardo De Marchi, João Martins Ladeira,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

A Netflix se tornou determinante para a consolidação do mercado audiovisual digital no Brasil. A partir de 2016, com a websérie 3%, a empresa passou a investir em produções brasileira para compor o catálogo de seu selo Originais Netflix. Não obstante ter se tornado um produtor de conteúdos, pouco se tem discutido sua participação na indústria audiovisual brasileira. Este artigo apresenta uma análise da Netflix no Brasil a partir do mapeamento das produções autorais do selo Originais Netflix entre 2016 e 2019. As considerações finais indicam que, a despeito do êxito de alguns de seus produtos, a Netflix não se coloca como um produtor relevante de conteúdo audiovisual no Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX