Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Ambiental quadridimensional: por uma ecologia (mais) humana

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 18; Issue: 5 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2023.v18.15150

ISSN

1981-1764

Autores

Alisson José Oliveira Duarte, Helena de Ornellas Sivieri Pereira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Mais do que defender o meio ambiente trilhando os mesmos e velhos caminhos da preservação e da sustentabilidade, concepção cartesiana unidimensional e fragmentária, busca-se por meio deste estudo refletir a humanização da Educação Ambiental, a partir do reconhecimento de quatro dimensões específicas da ecologia humana (corporais/pessoais, sociais, socioambientais e ecoespirituais), enquanto extensões indivisíveis da rede de relações ecossistêmicas de toda a biosfera. Este estudo é parte dos resultados da tese de doutorado intitulada “Educação Ambiental Quadridimensional” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os resultados sugerem que a Educação Ambiental nos espaços escolares pode ser desenvolvida a partir de uma perspectiva mais humana, multidimensional e transcendente, contrapondo-se às concepções hegemônicas e conservadoras historicamente convencionadas pelas sociedades ocidentais.

Referência(s)