Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL

2023; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53282/sul-sul.v4i1.982

ISSN

2675-3758

Autores

Jonivan Martins de Sá, Rafael Sides,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O seguinte artigo apresenta as possíveis relações entre a noção de contexto de formação apresentadana obra de Sá (2022) e questões relacionadas à perspectiva do socioambientalismo. Para tal, parte de crítica a perspectivas dicotômicas advindas da ciência moderna, como a separação epistemológica entre sujeito e objeto que degenera em uma visão de separação entre os corpos e o ambiente onde são produzidos. Nesse mesmo sentido, explora questões como a ontogenia e filogenia humana, sinaptogênese e plasticidade cerebral, enquanto processos biológicos centrais para uma compreensão efetiva acerca das relações constitutivas entre os seres humanos e os ambientes que os cercam. Ao final, busca explorar como a noção de contextos de formação pode auxiliar na efetivação de um socioambientalismo educacional.

Referência(s)