
CONTEXTOS DE FORMAÇÃO EM PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
2023; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.53282/sul-sul.v4i1.982
ISSN2675-3758
AutoresJonivan Martins de Sá, Rafael Sides,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO seguinte artigo apresenta as possíveis relações entre a noção de contexto de formação apresentadana obra de Sá (2022) e questões relacionadas à perspectiva do socioambientalismo. Para tal, parte de crítica a perspectivas dicotômicas advindas da ciência moderna, como a separação epistemológica entre sujeito e objeto que degenera em uma visão de separação entre os corpos e o ambiente onde são produzidos. Nesse mesmo sentido, explora questões como a ontogenia e filogenia humana, sinaptogênese e plasticidade cerebral, enquanto processos biológicos centrais para uma compreensão efetiva acerca das relações constitutivas entre os seres humanos e os ambientes que os cercam. Ao final, busca explorar como a noção de contextos de formação pode auxiliar na efetivação de um socioambientalismo educacional.
Referência(s)