Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aluizio Trinta sobre Marshall McLuhan e o campo da Educação: a introdução das mídias nas escolas

2023; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v28i1p152-164

ISSN

2316-9125

Autores

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Aluizio R Trinta,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Nesta entrevista, o professor Aluizio Trinta nos brinda com rememorações de sua experiência como aluno ouvinte de Marshall McLuhan, na década de 1960, na Universidade de Toronto, no Canadá. Com foco no pensamento socioeducacional do autor, Aluizio traça um paralelo entre os apontamentos teórico- -comunicacionais do canadense, voltados à educação, e a importância da inserção das mídias e seu estudo em sala de aula. Nesse sentido, reflete sobre as confluências desses dois campos, frequentados por McLuhan, e alude aos desafios socioeducativos apresentados pela ambiência hiperconectada, hoje prevalente no cenário tecnológico brasileiro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX