Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Revisão sistemática: pesquisas empíricas acerca do Saeb (1995-2021)

2023; Fundação Carlos Chagas; Volume: 34; Linguagem: Português

10.18222/eae.v34.9051

ISSN

1984-932X

Autores

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão, Simone Silveira Amorim,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre o mapeamento da produção científica acerca das pesquisas empíricas relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para tanto, utilizaram-se o método Prisma e a análise bibliométrica. Os artigos foram selecionados no Portal de Periódicos da Capes, SciELO e Doaj e datam de 1995 a 2021. Foram consideradas e examinadas 75 publicações. A partir dessa amostra foi possível a criação de oito categorias, organizadas de acordo com a temática, objetivo e resultado das pesquisas empíricas relacionadas ao Saeb. Como resultado, o estudo apontou a necessidade de pesquisas futuras que proporcionem a consolidação do campo da avaliação educacional com base em evidências produzidas a partir dos dados do Saeb.

Referência(s)