
PRINCIPAIS CAUSAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES?
2023; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2023.v14.2203
ISSN2176-1477
AutoresKyssila de Oliveira Moura, Wanessa Ramos Eleutério, Joana Lúcia Alexandre de Freitas,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAs provas externas aplicadas periodicamente em escolas de Educação Básica evidenciam que há muitas dificuldades no que se refere à aprendizagem das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, em alunos matriculados nesse nível de ensino. Por essa razão, fez-se uma revisão bibliográfica acerca do tema com o objetivo de descrever as causas relacionadas a tal situação. O instrumento utilizado foi a análise de Bardin. Buscou-se trabalhos publicados sobre o assunto, no período de 19 fevereiro de 2002 a 19 de fevereiro de 2022, nas plataformas Scielo e periódicos CAPES, com um resultado total de 32 artigos nacionais, que se encaixaram nos critérios desenvolvidos para a pesquisa. Dentre os principais resultados, destaca-se que nos três componentes curriculares há dificuldade na compreensão textual. Em Língua Portuguesa, no processo de alfabetização, as dificuldades de aprendizagem se relacionam à fonética e a falta de conhecimentos dos professores a respeito da fonologia. Em Matemática, destacam-se as dificuldades que envolvem aritmética e escrita. Em Ciências, os problemas resumem-se na dificuldade de interpretação e o modo abstrato como os conteúdos são ensinados sem relacioná-los com o contexto social do aluno. Os autores atribuem esse déficit de leitura e interpretação à problemas didáticos e fonológicos (75%), seguido de fatores emocionais (9%) e sem causa específica (16%). Quanto aos problemas didáticos, os artigos sugerem que sejam devido à falta de capacitação dos profissionais. Com as discussões estabelecidas perante os dados, espera-se que essa revisão auxilie os professores a reconhecer e refletir sobre essas dificuldades despertando o interesse de buscar de estratégias para mudança do cenário atual.
Referência(s)