
A licenciatura aliada ao cuidado: um relato de Ensino Clínico em Primeiros Socorros
2022; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/resa2022.v15i2.a44285
ISSN1983-7011
AutoresÉrica de Abreu Procópio, Bruno César Fernandes, Marcos Antônio Nunes de Araújo,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO ambiente acadêmico emerge como área de alerta à ocorrência de casos de urgência e emergência, tendo os discentes como potenciais vítimas e os docentes não só como possíveis testemunhas, mas como personagens essenciais na intervenção, devendo saber agir, evitar e prestar os primeiros socorros (PS), atenuando contratempos decorrentes de práticas inadequadas e melhorando a evolução e prognóstico do evento. Este artigo objetivou descrever as experiências de práticas docentes do projeto “Ensino Clínico em PS” que teve como escopo dialogar tópicos relacionados aos PS para o desenvolvimento de competências mínimas em discentes de cursos de licenciatura não pertencentes à área da saúde. Trata-se de um relato de experiência que abordou a temática desenhada baseada em processos descritivos e observacionais, relatando aspectos experienciados pelos autores em momentos de práticas de ensino em PS junto a acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/MS em setembro de 2019. Inicialmente, foi percebido que o conhecimento sobre o objeto de ensino apresentava-se inacabado por parte dos participantes, evidenciado por sentimentos como angústia e medo em relação à temática. As atividades se deram através de momentos teóricos e práticos. Após cada situação- problema, a turma em conjunto com docentes apontava os pontos positivos e negativos, dando sugestões de como melhorá-los ou se fariam de forma diferente. A construção de um processo educativo de modo coletivo, democrático e contextualizado às necessidades e problemas reais enfrentados pelos participantes, além do emprego prático do conhecimento trabalhado, mostrou-se eficaz para o engajamento e melhor ressignificação dos saberes.
Referência(s)