
PROPOSTA DE ENSINO DO CICLO STIRLING REUNINDO DUAS MÁQUINAS TÉRMICAS NA PERSPECTIVA DA MULTIMODALIDADE REPRESENTACIONAL COM AVALIAÇÃO FORMATIVA
2023; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2023.v14.2237
ISSN2176-1477
AutoresOsmar Henrique Moura da Silva,
Tópico(s)Health, Education, and Aging
ResumoNo ensino da termodinâmica, vários estudos defendem ser pedagogicamente útil discutir o ciclo Stirling por meio de máquinas térmicas didáticas, podendo ser previamente à abordagem do ciclo de Carnot. Uma das razões provém da proliferação de versões simples dessas máquinas e que estão ao alcance no âmbito escolar com viabilidade de atividades experimentais relativas ao ciclo Stirling em situação real de sala de aula. Considerando tal relevância do ciclo Stirling nesse contexto, o presente trabalho objetiva contribuir com uma proposta educacional para facilitar entendimentos qualitativos do relacionado diagrama P-V enquanto se ilustram características de uma máquina térmica, e que pode ser uma alternativa proveitosa em nível médio de ensino ao professor interessado. A proposta reúne duas versões de máquinas térmicas didáticas de ciclo Stirling, que são montagens portáteis e de baixo custo corriqueiramente divulgadas em vídeos no Youtube, com uma metodologia fundamentada no referencial da multimodalidade representacional como auxílio instrucional à almejada interpretação do diagrama P-V. Ainda nessa metodologia, propõe-se a inclusão de um desafio por meio de uma dessas versões de máquina térmica na forma de avaliação formativa, a fim de enriquecer a reflexão com os aprendizes após inicial instrução dirigida pela outra versão, possibilitando ao educador analisar e acompanhar o desempenho dos alunos bem como reforçar os entendimentos focados.
Referência(s)