Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Objetos virtuais de aprendizagem como recurso pedagógico na educação ambiental: Um mapeamento dos repositórios institucionais

2023; Volume: 38; Issue: 120 Linguagem: Português

10.21527/2179-1309.2023.120.13292

ISSN

2179-1309

Autores

Felícia Maria Fernandes de Oliveira, Ayla Márcia Cordeiro Bizerra,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) são uma importante ferramenta tecnológica para ser utilizada pelos professores no ensino das mais diversas disciplinas, podendo configurar-se como potenciais recursos pedagógicos de aprendizagem. Algumas áreas, entretanto, podem ser menos contempladas por esta ferramenta, como é o caso da educação ambiental associada ao conhecimento químico. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar os Objetos Virtuais de Aprendizagem relacionados ao ensino de educação ambiental integrados ao conhecimento químico que estão disponíveis em nove repositórios, a fim de verificar sua potencialidade como recursos pedagógicos de aprendizagem. Neste sentido, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, em que foi realizado um levantamento sobre os OVAs relacionados à educação ambiental, os quais foram caracterizados quanto aos aspectos reusabilidade, interoperabilidade, acessibilidade, interatividade, granularidade, adaptabilidade, flexibilidade, multimodalidade e autonomia para serem usados como recursos pedagógicos. Ao todo, foram encontrados 27 OVAs que podem ser utilizados para o ensino de educação ambiental integrada ao conhecimento químico. Contatou-se, portanto, que, quantitativamente, ainda são poucos os OVAs que relacionam os conceitos químicos com as temáticas ambientais. As análises realizadas indicam, no entanto, que a concepção de tecnologias puramente mecânicas embutida nesses objetos é superada, pois satisfaz as características técnicas e pedagógicas para serem consideradas potenciais recursos de aprendizagem.

Referência(s)
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