
O ensino com sala de aula invertida e as relações ecológicas
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 8 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.8-195
ISSN1988-7833
AutoresAmanda Fernandes Leal, Gualberto de Abreu Soares,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsse artigo é uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo (SEI) desenvolvida por meio da metodologia sala de aula invertida sobre relações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas. Frente a auxiliar o processo investigativo de estudantes, as Sequências de Ensino Investigativo (SEI) permitem a construção de conhecimentos a partir das interações que realiza com o meio físico e social, tendo o professor a responsabilidade de auxiliar na organização das ideias, orientar e estimular as atividades e realizar a mediação entre os conhecimentos construídos pelos alunos e o conhecimento científico. O principal problema da pesquisa foi saber se é possível desenvolver uma SEI por meio da metodologia Sala de Aula Invertida. O objetivo geral foi a apresentação de SEI para o desenvolvimento das relações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas por meio da Sala de Aula Invertida. A metodologia foi o desenvolvimento de uma SEI composta de 3 momentos, onde ocorre desde as propostas de investigação até a conclusão do processo de ensino aprendizagem e para ser viabilizada, remotamente ou presencial. Ao final do artigo concluímos que a abordagem investigativa por meio de uma SEI e com a metodologia Sala de Aula Invertida pode cumprir com seu papel inovador e despertador do protagonismo estudantil no processo de ensino e aprendizagem.
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