Artigo Acesso aberto

PEDAGOGOS DA FUNDAÇÃO CASA/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

2023; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/rdciv.2023.76618

ISSN

2675-7508

Autores

Anderson Soares de Souza,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente texto tem por objetivo central apresentar as funções de pedagogos que atuam na Fundação Casa/SP. A finalidade é refletir as possibilidades e os desafios presentes nessa profissão e apontar caminhos que direcionem o olhar de quem almeja trabalhar no sistema socioeducativo por meio de práticas educativas direcionadas aos adolescentes autores de ato infracional. O estudo também apresenta uma reflexão teórica sobre a identidade profissional dos pedagogos bem como analisa brevemente a história da Fundação Casa/SP e a forma como está organizada na atualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como abordagem metodológica a análise de conteúdo. O resultado das discussões aponta caminhos metodológicos para o trabalho a ser executado por pedagogos na execução de medidas socioeducativas. Além disso, reflete criticamente os desafios que esses profissionais enfrentam na realização do trabalho junto aos adolescentes.

Referência(s)