
A revista S. Paulo (1936): fotomontagem e propaganda política na década de 1930
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 24; Issue: 53 Linguagem: Português
10.1590/2237-101x02405308
ISSN2237-101X
AutoresGeorge Leonardo Seabra Coelho,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoRESUMO Este artigo apresentará o ideário do Movimento Bandeira e a composição imagética da revista S. Paulo (1936). Nosso objetivo será discutir como o ideário desse movimento político-cultural foi utilizado como estratégia discursiva para compor a visualidade do referido órgão publicitário. Para apresentarmos essa apropriação, faremos a exposição das formas como a produção cafeeira, a cidade de São Paulo e o “mito bandeirante” foram trabalhados visualmente nesse periódico. Consideramos que a leitura da revista S.Paulo será de extrema relevância, uma vez que apresentaremos a interação entre o ideário do Movimento Bandeira e os usos políticos das fotomontagens. Com a análise, esclareceremos os meios pelos quais o corpo editorial da revista lançou mão da fotografia e da fotomontagem para transmitir uma mensagem política.
Referência(s)