
jogo na (re)educação das relações étnico-raciais
2023; National History Association; Volume: 12; Issue: 25 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v12i25.1015
ISSN1806-3993
AutoresAdinaly Pereira Barboza, Eleta de Carvalho Freire,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado que analisou a implementação da Lei 10.639/2003 no currículo de História na rede municipal do Paulista, em Pernambuco, tendo como referênciateórica a perspectiva decolonial. Com o propósito de favorecer aprendizagens sobre a História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros, elaboramos uma proposição didática na forma de um jogo educativo digital para ser utilizado com estudantes do 7o ano do ensino fundamental, anos finais. No jogo são abordadas narrativas afrodiaspóricas, reconhecendo a história dos negros/as na condição de sujeitos, reconsiderando e ressignificando a história e cultura da África e dos afro-brasileiros.
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