
PROJETO IDENTIDADE: LEITURAS E SENTIDOS NA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
2023; Issue: 13 Linguagem: Português
10.30681/moinhos.v1i13.11632
ISSN2317-4080
AutoresLuciana Raimunda de Lana Costa,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste texto mostramos os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional PROFLETRAS, que foi desenvolvida na Escola Dona Rosa Frigger Piovezan, em Comodoro, MT, com alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental. A metodologia reúne pesquisa referencial, pesquisa-ação e análise de dados, cujo objetivo central foi ampliar os horizontes de leitura, de interpretação e de produção textual discente, com obras literárias juvenis, que têm em seu bojo a temática da “identidade” em diferentes perspectivas, tais como: Você lembra pai? (2003), de Daniel Munduruku; Flicts (1984), de Ziraldo; Menina bonita do laço de fita (2005), de Ana Maria Machado; A cor da vida (2008), de Semíramis Paterno e Cada um com seu jeito, cada jeito é de um (2012), de Lucimar Rosa Dias, em associação ao letramento literário de autores engajados nessa área, como Cosson (2009, 2014, 2021), Jauss (1994), Jouve (2002, Woodward (1975), dentre outros. Esperamos que este estudo possa elucidar dúvidas e contribuir para possíveis mudanças de paradigmas no ensino de leitura e literatura no ambiente escolar.
Referência(s)