LEITURA DE FÁBULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
2023; Issue: 13 Linguagem: Português
10.30681/moinhos.v1i13.11630
ISSN2317-4080
AutoresClarice Freire Zuffo, Gerenilda Nogueira Correa Rodrigues, Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Voltolini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da leitura de fábulas para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças. Para tal, contamos com auxílio de alguns pesquisadores na área como: Abramovich (2004), Candido (1972), Coelho (2000), entre outros que à luz de suas pesquisas contribuíram para nossa reflexão. Contudo, a leitura de forma geral é uma competência muito significante para a vida por contribuir para a formação integral do indivíduo. Por serem um tipo de leitura normalmente mais rápida e de fácil entendimento, as fábulas podem despertar um sentimento de prazer pelo ato de ler, contribuindo para a formação do leitor proficiente. Esta pesquisa teve como objetivo relatar a importância da leitura de fábulas e a “contação” de histórias no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Este gênero transmite um aprendizado, pois, por meio da moral, no final de cada história traz sempre um valor a ser agregado na formação dos alunos. A pesquisa mostrou que, ao mesmo tempo em que contam uma história “real”, as fábulas remetem a um mundo mágico e imaginário, aproximando-se do universo infantil em forma de fantasia, tornando-se relevante para a educação, considerando que traz conhecimentos acerca da importância da incorporação das fábulas no ensino, visando resgatar os valores esquecidos.
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