
Arestas em números tetraédricos, recursividade e modos de produção de significados: uma análise epistemológica a partir do Modelo dos Campos Semânticos em um processo de formação de professores
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2594-4673.2022.v6.38435
ISSN2594-4673
AutoresRodolfo Chaves, Fernanda Marques, Filyppe Neves de Andrade,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo apresenta uma análise epistemológica, à luz do Modelo dos Campos Semânticos, de um processo de interação face a face advindo de uma prática educativa investigativa, ocorrida em um encontro híbrido do curso de formação denominado Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática. Como um dos resultados destaca-se a relevância de efetuar leituras plausíveis, como um dispositivo tático e estratégico à dialogicidade, com vistas ao desenvolvimento de um exercício diário para o professor, com o propósito de se combater a proposta positivista de meritocracia, constituindo-se como uma prática à empatia e do respeito ao estudante, logo aos processos de ensino e de aprendizagem.
Referência(s)