A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL
2023; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.61164/rmnm.v8i1.1481
ISSN2178-6925
AutoresLarissa Oliveira Dias, Andréia Garcia, T. V. de A. Viana, Rita de Cássia Alves,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO ato de brincar constitui um instrumento de grande importância no processo de desenvolvimento do ser humano. Os brinquedos e brincadeiras são capazes de proporcionar alegria, prazer, descontração e favorecer a interação entre a criança e sua realidade social. Nesta interação, a criança interage com objetos e com pessoas. Tudo isso contribui para a construção da sua identidade social, bem como favorece o seu desenvolvimento cognitivo. A brinquedoteca, então, surge como um instrumento capaz de colocar à disposição da criança e daqueles responsáveis por ela, como um recurso estratégico com vários recursos voltados para o desenvolvimento infantil. Ao interagir com os diferentes brinquedos e brincadeiras, a criança é capaz de representar a sua realidade social de forma mais prazerosa, o que facilita a aquisição de vários conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e capacidades necessárias ao ser humano. Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições que os brinquedos e as brincadeiras podem proporcionar à criança ao longo do seu desenvolvimento, levando-se em conta o uso dos recursos da brinquedoteca nos diferentes espaços sociais em que a criança possa encontrar-se inserida. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e qualitativa, considerando as contribuições e aportes teóricos de autores renomados na literatura pertinente à temática objeto de estudo. Conclui-se ressaltando que a brinquedoteca é um recurso de vital relevância para a o cuidado infantil, considerando que a infância é uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano. Além disso, concebe a necessidade de utilização da brinquedoteca como uma estratégia deve fazer parte de todos os momentos de vivência da criança, em diferentes contextos e espaços sociais.
Referência(s)