Artigo Acesso aberto

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL

2023; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.61164/rmnm.v8i1.1481

ISSN

2178-6925

Autores

Larissa Oliveira Dias, Andréia Garcia, T. V. de A. Viana, Rita de Cássia Alves,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O ato de brincar constitui um instrumento de grande importância no processo de desenvolvimento do ser humano. Os brinquedos e brincadeiras são capazes de proporcionar alegria, prazer, descontração e favorecer a interação entre a criança e sua realidade social. Nesta interação, a criança interage com objetos e com pessoas. Tudo isso contribui para a construção da sua identidade social, bem como favorece o seu desenvolvimento cognitivo. A brinquedoteca, então, surge como um instrumento capaz de colocar à disposição da criança e daqueles responsáveis por ela, como um recurso estratégico com vários recursos voltados para o desenvolvimento infantil. Ao interagir com os diferentes brinquedos e brincadeiras, a criança é capaz de representar a sua realidade social de forma mais prazerosa, o que facilita a aquisição de vários conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e capacidades necessárias ao ser humano. Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições que os brinquedos e as brincadeiras podem proporcionar à criança ao longo do seu desenvolvimento, levando-se em conta o uso dos recursos da brinquedoteca nos diferentes espaços sociais em que a criança possa encontrar-se inserida. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e qualitativa, considerando as contribuições e aportes teóricos de autores renomados na literatura pertinente à temática objeto de estudo. Conclui-se ressaltando que a brinquedoteca é um recurso de vital relevância para a o cuidado infantil, considerando que a infância é uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano. Além disso, concebe a necessidade de utilização da brinquedoteca como uma estratégia deve fazer parte de todos os momentos de vivência da criança, em diferentes contextos e espaços sociais.

Referência(s)