Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Contribuições de uma sequência didática sobre reprodução humana para processo de aprendizagem de alunos marajoaras

2023; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14808/sci.plena.2023.034406

ISSN

1808-2793

Autores

Paloma Barboza dos Santos, Alcindo da Silva Martins,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Os resultados apresentados e discutidos neste estudo são provenientes da sequência didática (SD) desenvolvida na pesquisa “O Uso de Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Ciências: uma proposta de Sequência Didática sobre Reprodução Humana em contexto amazônico marajoara”. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições de uma sequência didática para a aprendizagem de reprodução humana para alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública na Ilha do Marajó. Este estudo é uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública do município de Soure/PA, cujos dados foram coletados por meio da observação participante e dos testes pré e pós SD aplicados em sala de aula no início e fim da SD desenvolvida. Os resultados apontam que a SD, demonstrou ser uma estratégia facilitadora do desenvolvimento cognitivo dos alunos em relação aos conceitos de Reprodução Humana.

Referência(s)
Altmetric
PlumX