
Consumo, descarte e redes de significações de vestuário de segunda mão para consumidores de baixa renda
2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português
10.23925/2178-0080.2022v24i3.56696
ISSN2178-0080
AutoresMarcelo de Rezende Pinto, Georgiana Luna Batinga, Ronan Leandro Zampier, Patrícia Daniela Souza dos Anjos,
Tópico(s)Consumer Retail Behavior Studies
ResumoConsiderando que o descarte ainda é um tema pouco explorado na literatura de consumo, este artigo relata resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar como se articulam o consumo, o descarte e a construção de significados de roupas usadas no contexto de comunidades de baixa renda. Foram conduzidas 25 entrevistas em profundidade com consumidores de roupas usadas em regiões carentes da cidade de Belo Horizonte. A partir da análise de três categorias que emergiram do corpus, os resultados apontaram que esse mercado é permeado por questões simbólicas principalmente no que tange à relação das pessoas com as roupas. Verificou-se também que o descarte das roupas surgiu como um elemento central para a constituição desse mercado.
Referência(s)