Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A IMPORTÂNCIA DO PROAFRI PARA QUALIFICAÇÃO DOCENTE EM MOÇAMBIQUE E A NECESSIDADE VALORIZAÇÃO SALARIAL

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 32; Linguagem: Português

10.29286/rep.v32ijan/dez.14277

ISSN

2238-2097

Autores

Valmir Flores Pinto, José Roberto GOMES, Samuel Antonio de Sousa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ProAfri (Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos) para a valorização profissional. Iniciativa do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), visando melhorar a qualidade do ensino superior. A metodologia para este estudo foi a partir de entrevistas de forma online, com perguntas abertas e fechadas. Os docentes qualificados, com a titulação de mestre, ao regressarem ainda não contam com incorporação salarial em seus rendimentos, havendo necessidade de revisão na legislação vigente.

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