
EDUCAÇÃO ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: O CASO DA UNIDADE CURRICULAR “APPLIED INSTRUCIONAL DESIGN” DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ON-LINE EM TECNOLOGIA EDUCATIVA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE OHIO NOS ESTADOS UNIDOS
2023; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298
ISSN2316-3828
AutoresEdméa Santos, Ana Paula Correia,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoDurante a pandemia da covid-19, o Brasil vivenciou na Pós-Graduação Stricto Sensu práticas curriculares de educação online, EAD e ensino remoto nunca vivenciadas em sua inteireza. Por outro lado, diversas universidades, em diferentes contextos, já vinham praticando currículos online antes da pandemia Covid-19. Com objetivo de investigar práticas pioneiras de educação online na pós-graduação, analisamos através da metodologia da imersão online, o caso da unidade curricular “Applied Instrucional Design” do Programa de Pós-Graduação Online em Tecnologia Educativa da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos. Entendemos por desenho didático curricular, a arquitetura de conteúdos e situações de aprendizagem, que convergem a linguagem da hipermídia com a comunicação interativa síncronas e assíncronas, em sintonia com a materialidade da ação docente e discente, no caso aqui a docência online interativa. Os achados da pesquisa revelaram sobretudo: 1) a importância da semana de ambientação como rede de apoio para a mobilização de saberes online; 2) o desenho curricular hipermidiático como curadoria digital em rede; 3) a importância da docência colaborativa entre docente titular e docentes assistentes; 4) o trabalho por projetos que não separa a formação acadêmico da qualificação profissional em contextos reais.
Referência(s)