
NAVEGANDO NO TERRITÓRIO POÉTICO DO RIO SÃO FRANCISCO – O GÊNERO LÍRICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA BIOLOGIA
2023; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.38087/2595.8801.201
ISSN2595-8801
AutoresÉrico Anderson de Oliveira, Rosália Caldas Sanábio De Oliveira, Fabiana da Conceição Pereira Tiago,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO corrente artigo visa cooperar com as discussões acerca do ensino das disciplinas de Geografia e Biologia na Educação Básica ao comunicar uma prática educativa interdisciplinar em quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte, trazendo como centro de investigação o rio São Francisco por meio do gênero lírico. Nesta contextualização, aprecia-se esse gênero presente no livro infantojuvenil “Formosuras do Velho Chico”, de Lalau e Laurabeatriz, considerando-o como um dispositivo textual e visual capaz de coadjuvar na absorção de conceituações estruturais tanto da Geografia, quanto da Biologia, analisando-se, assim, as referências biogeográficas/ambientais e culturais da poesia e de suas representações artísticas sobre o rio na obra priorizada para esse trabalho didático-pedagógico. A temática ambiental explorada por intermédio da literatura infantojuvenil e do gênero lírico se converte em um aparato substancial de percepção ambiental. O livro e o gênero lírico se tornam, aqui, os interlocutores entre o “território poético” do rio São Francisco, a sua biogeografia e a extrapolação refletida sobre sua realidade neste planejamento didático com o encaminhamento dado pelos professores.
Referência(s)