Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NAVEGANDO NO TERRITÓRIO POÉTICO DO RIO SÃO FRANCISCO – O GÊNERO LÍRICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA E DA BIOLOGIA

2023; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.38087/2595.8801.201

ISSN

2595-8801

Autores

Érico Anderson de Oliveira, Rosália Caldas Sanábio De Oliveira, Fabiana da Conceição Pereira Tiago,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O corrente artigo visa cooperar com as discussões acerca do ensino das disciplinas de Geografia e Biologia na Educação Básica ao comunicar uma prática educativa interdisciplinar em quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte, trazendo como centro de investigação o rio São Francisco por meio do gênero lírico. Nesta contextualização, aprecia-se esse gênero presente no livro infantojuvenil “Formosuras do Velho Chico”, de Lalau e Laurabeatriz, considerando-o como um dispositivo textual e visual capaz de coadjuvar na absorção de conceituações estruturais tanto da Geografia, quanto da Biologia, analisando-se, assim, as referências biogeográficas/ambientais e culturais da poesia e de suas representações artísticas sobre o rio na obra priorizada para esse trabalho didático-pedagógico. A temática ambiental explorada por intermédio da literatura infantojuvenil e do gênero lírico se converte em um aparato substancial de percepção ambiental. O livro e o gênero lírico se tornam, aqui, os interlocutores entre o “território poético” do rio São Francisco, a sua biogeografia e a extrapolação refletida sobre sua realidade neste planejamento didático com o encaminhamento dado pelos professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX