Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RELAÇÃO CUSTO VERSUS QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS DISTRIBUIDORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

2023; Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51320/rmc.v24i2.1502

ISSN

2446-9114

Autores

José Glauber Cavalcante dos Santos, Andreia Arruda de Oliveira,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Este estudo tem como objetivo examinar a relação entre os custos e a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil listadas na Brasil Bolsa Balcão (B3). A amostra é formada por 21 empresas com dados referentes ao período 2015-2019. O custo foi mensurado a partir do valor reconhecido pelas empresas como custo do serviço prestado para cada exercício social na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Como medidas para a qualidade dos serviços prestados, adotou se: (i) Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC) – medida de qualidade externa; e (ii) Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) – medidas de qualidade internas. Como medidas de controle, foram testadas a idade, gastos com Pesquisa & Desenvolvimento, rentabilidade, governança corporativa e controle. Foram feitas estimações com regressões lineares em painel balanceado e regressão quantílica. Os resultados mostram que o custo desses serviços absorve, na média, mais de 80% do faturamento. O custo reconhecido no período relaciona-se positivamente com a qualidade dos serviços ofertados. A evidência mostra que maiores valores de custo explicam aumentos no IASC e reduções de DEC e FEC, sinalizando o efeito favorável do custo na qualidade nesse setor. As medidas de controle também explicam variações da qualidade. Conclui-se que o custo pode ter o papel de variável estratégica importante na prestação de serviço dentro do setor de energia elétrica no Brasil.

Referência(s)
Altmetric
PlumX