Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Processos reguladores da motivação para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 53; Linguagem: Português

10.23925/2237-759x2023v53e61880

ISSN

2237-759X

Autores

Rossini Fonseca Silveira, Neuda Alves do Lago,

Tópico(s)

Educational and Psychological Assessments

Resumo

Este é um estudo de natureza exploratória e descritiva que tem como objetivo investigar os processos reguladores que orientam a relação entre motivação externa e interna, relacionados à aprendizagem de inglês, à luz da Teoria da Autodeterminação de Ryan e Deci (1985, 2000, 2002, 2017). Para tanto, foram selecionados 25 alunos de uma escola pública de ensino médio, de Luís Eduardo Magalhães, Bahia. O material empírico foi gerado por meio da aplicação de questionários. Os resultados apontaram uma maior ocorrência de regulação da motivação por identificação, processo de reconhecimento do valor de uma atividade em consonância com interesses pessoais.

Referência(s)
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