Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O USO DO DISCO DE NEWTON COMO ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO DE CONCEITOS ÓPTICOS

2023; FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Linguagem: Português

10.20873/rp2023_8

ISSN

2359-3652

Autores

Pâmella Gonçalves Barreto, Patrícia De Sousa Brilhante, Eliezer Fernandes Sodré Júnior, Luana da Silva Soares, Edgar Duarte da Silva,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Ensinar Física de forma didática, simples, que leve o aluno a compreender o assunto e sua importância no cotidiano foi, e ainda é, um desafio para os docentes. Ainda mais em tempos de pandemia, no qual os decentes e discentes se depararam com um cenário repleto de adversidades. O presente trabalho teve como objetivo mostrar uma alternativa para ensinar conceitos físicos relacionados à óptica, de forma mais significativa, mediante o desenvolvimento de uma atividade experimental de verificação, com materiais de baixo custo com o intuito de contribuir/proporcionar uma maior compreensão e aprendizagem dos conteúdos abordados. O experimento em questão foi o Disco de Newton que, após sua execução e explicação do conteúdo, teve como estratégia de avaliação a aplicação de questionários para verificar se os alunos gostaram da metodologia utilizada e se houve alguma aprendizagem deles. Por meio do questionário pôde-se inferir que grande parte dos alunos compreenderam o conteúdo, pois responderam as questões com exatidão, usando-se de argumentos e conceitos físicos corretamente. Estes resultados mostram que a atividade foi bem aceita pelos estudantes, os quais demonstraram muito interesse e participação, e que houve entendimento sobre os conceitos ópticos abordados no experimento.

Referência(s)