Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A representação das mulheres na publicidade exterior e nas intervenções urbanas: um estudo comparativo, interseccional e multimodal entre as cidades de Natal, Recife (Brasil) e Barcelona (Espanha)

2023; Universidad del Norte, Colombia; Volume: 31; Issue: 02 Linguagem: Português

10.14482/indes.31.02.302.519

ISSN

2011-7574

Autores

Patrícia de Souza Nunes, Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Nicolás Lorite García,

Tópico(s)

Media, Gender, and Advertising

Resumo

Neste artigo objetivamos estudar as imagens de mulheres na publicidade exterior e nas intervenções urbanas, perceber os dis-cursos recorrentes, fenótipos e identificar as ausências e presenças de marcadores sociais da diferença. Observamos as cidades brasi-leiras de Natal (Rio Grande do Norte) e Recife (Pernambuco), em comparação com a cidade espanhola de Barcelona (Catalunha). Utilizamos a etnografia para o mapeamento e coleta dos dados, cujo período corresponde a abril de 2021 a novembro de 2022. Adotamos parte da metodologia multimodal (análise da emissão) e recorremos à perspectiva interseccional para refletir criticamente so-bre as imagens. Concluímos que as intervenções urbanas apresentam temas emergentes do universo das mulheres, como o feminicídio e o racismo, e direcionam à educação feminista, ou seja, elas surgem como contraponto discursivo às imagens de submissão de mulheres propagadas pela publicidade.

Referência(s)