
A representação das mulheres na publicidade exterior e nas intervenções urbanas: um estudo comparativo, interseccional e multimodal entre as cidades de Natal, Recife (Brasil) e Barcelona (Espanha)
2023; Universidad del Norte, Colombia; Volume: 31; Issue: 02 Linguagem: Português
10.14482/indes.31.02.302.519
ISSN2011-7574
AutoresPatrícia de Souza Nunes, Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Nicolás Lorite García,
Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoNeste artigo objetivamos estudar as imagens de mulheres na publicidade exterior e nas intervenções urbanas, perceber os dis-cursos recorrentes, fenótipos e identificar as ausências e presenças de marcadores sociais da diferença. Observamos as cidades brasi-leiras de Natal (Rio Grande do Norte) e Recife (Pernambuco), em comparação com a cidade espanhola de Barcelona (Catalunha). Utilizamos a etnografia para o mapeamento e coleta dos dados, cujo período corresponde a abril de 2021 a novembro de 2022. Adotamos parte da metodologia multimodal (análise da emissão) e recorremos à perspectiva interseccional para refletir criticamente so-bre as imagens. Concluímos que as intervenções urbanas apresentam temas emergentes do universo das mulheres, como o feminicídio e o racismo, e direcionam à educação feminista, ou seja, elas surgem como contraponto discursivo às imagens de submissão de mulheres propagadas pela publicidade.
Referência(s)