
Distopias apocalípticas segundo Iron Maiden:
2023; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/2236-6296.2022.v25.39475
ISSN2236-6296
AutoresNataniel dos Santos Gomes, Gustavo Soldati Reis, Daniel Abrão,
Tópico(s)Media, Religion, Digital Communication
ResumoO presente texto tem por objetivo analisar a canção Revelations da banda britânica de Heavy Metal Iron Maiden. A música faz parte do álbum Piece of Mind e apresenta uma grande diversidade temática com destaque para eventos históricos, guerras e a predominância de narrativas religiosas e místicas. Especificamente Revelations é composta por camadas que conjugam tradições cristãs, o esoterismo e a mística de Aleister Crowley e elementos de tradições egípcias e hindus. Porém, o foco da análise considera a canção uma composição de predomínio distópico, com certa semelhança com a literatura apocalíptica, distopia como uma das categorias de análise da referida canção. Assim, o que se revela na canção é uma crítica e denúncia da opressão e violência quando sistemas hegemônicos de poder instrumentalizam a religião para fins de dominação. Espera-se que o texto contribua para que a área de Ciências da Religião, em sua transdisciplinaridade, possa dialogar mais amplamente com as formas artísticas musicais, em particular com o gênero do rock/heavy metal, na sua força representativa de problematizar a realidade.
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