
Condorcet e a profissionalização docente na origem da escola pública
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 61; Issue: 67 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2023v61n67id32576
ISSN1981-1802
AutoresMarcos Pereira Coelho, João Paulo Pereira Coelho,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoNeste artigo, analisamos as proposições do filósofo Marie Jean Antoine Nicolas de Caritat, Marquês de Condorcet (1743 – 1794), para a profissionalização dos professores no contexto da Revolução Francesa. A intenção foi compreender, historicamente, as asserções de Condorcet a respeito do recrutamento, seleção e organização do trabalho docente para o futuro sistema de ensino público francês. Para isso, foram examinados os critérios estipulados pelo autor para que os postulantes ao cargo pudessem concorrer, as qualidades almejadas nos futuros profissionais e as especificidades das tarefas atribuídas ao Estado e às sociedades científicas na organização dos trabalhos pedagógicos e administrativos. Essa divisão de responsabilidades incluía a escolha dos mestres, a remuneração, a garantia de estabilidade e a fiscalização do trabalho. Concluímos que Condorcet compreendeu que os professores seriam os agentes fundamentais pra o êxito da escola pública e forneceu as bases filosóficas, políticas e administrativas para a profissionalização docente.
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