
A IMPORTÂNCIA DO SIGILO PROFISSIONAL COMO DIREITO DO USUÁRIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Relato de experiência
2023; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.48075/vscs.v9i1.30342
ISSN2446-8118
AutoresGilson Fernandes da Silva, Christiani Cassoli Bortoloto Lopes, Luan Gomes de Camargo, Lara Gouveia Studzinski, Raquel Isamara Petry Schlindwein, Vitória Beserra Marcone, Luís Henrique Cerqueira Vila Verde,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoIntrodução: Os profissionais da atenção primária em saúde têm acesso às informações de saúde do usuário na realização do cuidado/atendimento. Diante disso, é oportuno discutir a questão do sigilo e da privacidade das informações no trabalho em equipe. Objetivo: abordar a importância do sigilo na realização do trabalho multiprofissional expondo a vivência dos residentes de Serviço Social do PRMSF no desenvolvimento de uma ação educativa sobre a importância da preservação do sigilo profissional pelos profissionais das equipes ESF durante os atendimentos realizados na APS. Metodologia: Estudo descritivo-reflexivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, construído a partir da vivência dos residentes do Serviço Social nas Unidades de Saúde da Família (USF), no município de Cascavel-PR, entre os meses de março a novembro de 2022. Resultados e discussões: Foram identificadas situações que são empecilhos para a concretização desse direito, sendo: comentários sobre os usuários em locais coletivos, atendimento em espaços físicos inapropriados que não garantem a confidencialidade do atendimento; registro em prontuário eletrônico do qual muitos têm acesso e o encaminhamento para a rede intersetorial. A partir da percepção dessas problemáticas, foi desenvolvida uma ação educativa com finalidade de discutir a importância da preservação do sigilo e da confidencialidade pelos profissionais de saúde. Conclusão: Destaca-se a importância do sigilo e da privacidade e a necessidade do fortalecimento da educação permanente para a equipe multiprofissional, visando o aperfeiçoamento e a qualidade do serviço ofertado.
Referência(s)