Artigo Acesso aberto

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EEM NAZARÉ GUERRA ITATIRA, CEARÁ, BRASIL, COMO PREMISSA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO

2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português

10.51891/rease.v9i8.10832

ISSN

2675-3375

Autores

José Ricardo Alexandre da Silva, Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente artigo comunica resultados de uma investigação sobre a prática pedagógica dos professores da EEM Nazaré Guerra, Itatira, Ceará, Brasil, como premissa da Inovação Pedagógica no processo educativo. Objetivou-se compreender a prática docente e os principais desafios enfrentados no Novo Ensino Médio (NEM) à luz dos princípios norteadores do processo educativo. Para isso, um estudo de caso foi realizado via questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do ensino médio. Os resultados apontaram que a prática investigada apresenta indícios de inovação pedagógica. Os professores revelaram que realizam práticas transformadoras, considerando a inserção de discussões reflexivas, relatos e experiências em volta do fazer pedagógico. Conclui-se que a partir das novas práticas da inovação pedagógica por parte destes educadores podem ser rompidos ou pelo menos minimizados distanciamentos que se arrastam há décadas na atuação docente, principalmente quando ancorados em metodologias tradicionais de ensino.

Referência(s)