A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EEM NAZARÉ GUERRA ITATIRA, CEARÁ, BRASIL, COMO PREMISSA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO
2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.51891/rease.v9i8.10832
ISSN2675-3375
AutoresJosé Ricardo Alexandre da Silva, Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo comunica resultados de uma investigação sobre a prática pedagógica dos professores da EEM Nazaré Guerra, Itatira, Ceará, Brasil, como premissa da Inovação Pedagógica no processo educativo. Objetivou-se compreender a prática docente e os principais desafios enfrentados no Novo Ensino Médio (NEM) à luz dos princípios norteadores do processo educativo. Para isso, um estudo de caso foi realizado via questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do ensino médio. Os resultados apontaram que a prática investigada apresenta indícios de inovação pedagógica. Os professores revelaram que realizam práticas transformadoras, considerando a inserção de discussões reflexivas, relatos e experiências em volta do fazer pedagógico. Conclui-se que a partir das novas práticas da inovação pedagógica por parte destes educadores podem ser rompidos ou pelo menos minimizados distanciamentos que se arrastam há décadas na atuação docente, principalmente quando ancorados em metodologias tradicionais de ensino.
Referência(s)