Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Por onde andam os PPPs (Projetos Políticos Pedagógicos): esticando possibilidades de transformação na Educação Escolar Indígena brasileira

2023; Universidad Iberoamericana; Volume: 53; Issue: 3 Linguagem: Português

10.48102/rlee.2023.53.3.574

ISSN

2448-878X

Autores

Alexandre Herbetta, Eunice Pirkodi Caetano Moraes Tapuia, Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

O texto a seguir busca refletir sobre o potencial de agenciamento de documento central para o funcionamento de escolas indígenas no Brasil, o Projeto Político Pedagógico, que indica características e perspectivas centrais para o funcionamento da instituição. Por meio da análise de documentos da criação e desenvolvimento do Curso de Especialização “Educação Intercultural e transdisciplinar; gestão pedagógica”, cujo objetivo foi o de criar coletivamente, junto a docentes indígenas, tais documentos, da análise de alguns destes documentos e do diálogo com docentes indígenas, busca-se entender a complexidade do processo de elaboração do PPP em relação ao contexto da educação escolar indígena no Brasil. Entende-se que o processo de elaboração do PPP é importante dos pontos de vista epistemológico e político, já que sistematiza conhecimentos indígenas e detona processos de mobilização comunitária.

Referência(s)