Artigo Acesso aberto

Quando se formam preferências levadas por toda a vida? Evidências dos efeitos de coortes geracionais

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/revconv.16n.9-019

ISSN

1988-7833

Autores

Mario Rubens Carneiro, Lucas Lopes Ferreira De Souza, Jorge Alberto Velloso Saldanha,

Tópico(s)

Entrepreneurship Studies and Influences

Resumo

Este trabalho tem por base a teoria de coortes geracionais, e traz uma compilação de evidências que ratificam a ideia de que é possível identificar um momento na vida dos consumidores onde se forma uma preferência que permanecerá inalterada por toda a vida. No âmbito geral da teoria, um coorte pode ser entendido como um grupo de indivíduos que viveu uma mesma experiência em uma mesma época de suas vidas. Como efeito, se estes indivíduos compartilharam experiências em um mesmo período crítico de suas vidas eles poderão formar grupos com hábitos, preferências e comportamentos similares entre si. Neste caso, pode-se dizer que há efeitos de coortes agindo sobre aquele grupo. No âmbito focal deste trabalho, uma série de estudos a respeito dos efeitos de coortes sobre preferências por diversos produtos culturais veem confirmando a existência de um período de maior sensibilidade na vida das pessoas, no qual se desenvolvem preferências específicas que serão levadas por toda a vida. Desta forma, o objetivo deste artigo é reunir evidências empíricas que demonstram que é possível identificar este período para diferentes produtos, a fim de fomentar novos trabalhos na área e novas aplicações. Para tal este estudo busca: esmiuçar as bases da teoria, detalhar o mecanismo responsável pela formação de tais preferências e reunir uma coletânea de evidências com base em pesquisas empíricas que comprovam a existência deste fenômeno. Espera-se que os trabalhos apresentados permitam uma comparação entre resultados e processos de investigação, a fim tanto de ratificar a validade dos conceitos teóricos, quanto de ressaltar a relevância deste campo de estudo ainda pouco explorado. O resultado é a demonstração de que durante a sua existência, ainda que o consumidor não venha a se conscientizar do fato, existe um período dito formativo, mais sensível, que pode ser investigado para diferentes produtos, cujas preferências nele desenvolvidas prevalecerão por toda a vida. Num cenário de mudança cada vez mais acelerada e consumidores com mais opções de compra a cada dia, onde novas tecnologias criam frequentemente novos hábitos, anseios e desejos, identificar preferências que não se alteram pode se traduzir em vantagem competitiva para as empresas, tornando-as mais capazes não só de melhor suprir as necessidades destes consumidores, mas também de se comunicar com eles de forma mais efetiva. Mas, para além deste benefício evidente, a compreensão sobre ‘como’ consumidores formam estas preferências perenes e a possibilidade de se identificar ‘quando’ esta formação ocorre, pode ter um valor ainda maior. Imagina-se, por exemplo, que pode ser eficaz voltar ações de marketing a consumidores que se encontram em épocas de suas vidas onde determinadas preferências uma vez adquiridas jamais se alterarão.

Referência(s)