
Projeto Corais nas escolas: um estudo qualitativo da prática coral na educação básica no Estado do Espírito Santo
2023; Programa de Pós-graduação em Música (USP); Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/rm.v23i1.212245
ISSN2238-7625
AutoresMarcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo realizou um estudo qualitativo a partir da seguinte questão: como tornar o canto coral atrativo e dinâmico na educação básica? Em busca de respostas, revisaram-se os textos afins ao tema, incluindo os anais da ANPPOM acerca dos temas: canto coral, coro juvenil e repertório; Penna e Barros (2022) que focaram o funk; Ramalhete e Moreira (2021) que estudaram o rap e a BCNNC. A metodologia obteve os dados (revisão textual e coleta de informações) que foram analisadas com o cruzamento do referencial teórico e o trabalho da regente Priscila Raquel Aquino que está à frente do Coral da EEEM Arnulpho Mattos. Realizada a reelaboração do arranjo da música ‘Canção Infantil’, do compositor Cesar MC. Os resultados confirmaram a hipótese, de que não há uma receita pronta, mas trazidas as reflexões num momento oportuno de mudanças com o advento da BNCC. Porquanto, importa repensar as práticas corais que sugerem inovações, sob os experimentos e as adequações de trabalhos disponíveis voltados para um público específico, isto é, da educação básica.
Referência(s)